Como montar uma equipe de comunicação digital
A comunicação digital é uma realidade que não pode mais ser ignorada pelo político. O marketing digital é importante para manter seus eleitores informados e atualizados sobre a sua gestão. Ao contrário de grandes empresas, a equipe de gabinete é compacta e enxuta, permitindo caber em um orçamento apertado.
Assim, como começar a montar a sua equipe? Há algumas coisas a se considerar: quais competências minha equipe precisa ter? Como estruturar a equipe? Como faço a contratação?
Para responder a essas perguntas, este post está dividido em 5 itens:
Primeiro passo: Avalie sua situação atual
O primeiro passo é avaliar e entender a situação de gabinete. Há alguns fatores a serem levados em conta sobre sua equipe de comunicação digital. Alguns desses fatores são:
Assim que você avaliou corretamente a sua situação, o próximo passo é o alinhamento dos seus objetivos.
Segundo passo: Alinhe as mídias sociais com seus objetivos
Traçar objetivos é fundamental ao se iniciar qualquer projeto. Pode aumentar a sua motivação e resultados. Com os objetivos é possível decidir o tamanho da equipe, sua estrutura e as contratações certas. Também é importante rever seus objetivos com sua equipe, caso já tenha uma.
O marketing político digital ainda é uma área nova e muitos políticos ainda estão começando a entender essa nova forma de comunicação. Por isso, fornecemos 10 objetivos que você pode traçar:
A contratação de equipes deve estar apoiada nos seus objetivos, por exemplo, caso tenha como objetivo atingir um novo público-alvo de eleitores as mídias sociais podem te ajudar a descobrir e construir relações com líderes digitais. As táticas para este objetivo seriam criar uma lista de 100 líderes e influenciadores do público-alvo, enviar mensagens para parcerias, iniciar postagens mensais com os líderes.
Terceiro Passo: Quantas pessoas são necessárias?
Não há tamanho ideal, mas a média é de 3 pessoas. Vereadores de pequenos municípios podem obter sucesso nas redes com apenas uma pessoa. Já um político de abrangência nacional, poderá optar pela contratação de 3 ou até mais funcionários. Tudo depende do tamanho do gabinete e seus objetivos.
Assim, considere os seguintes fatores;
Orçamento – quanto maior o orçamento mais possibilidades
Recursos necessários – fotos, conteúdo, ferramentas.
Objetivos – quanto mais objetivos mais pessoas necessárias
Objetivos políticos – Quanto maior for sua presença e dependência de comunicação nas mídias sociais maior a equipe necessária.
Quarto Passo: Quais competências são necessárias na minha equipe?
Ao fazer as contratações é necessário entender a linguagem e características que o cargo busca. Assim, estas são os quatro papeis principais numa equipe de comunicação digital:
Gerente de Mídias sociais
O gerente de mídia social é responsável pelo planejamento estratégico da equipe. Em uma equipe pequena, o gerente pode também gerenciar os perfis – Facebook, Instagram – publicar conteúdo e responder aos seus eleitores.
Criação de Conteúdo
O criador de conteúdo é o responsável por criar artigos de blogs, imagens e vídeos. Em uma equipe pequena este também é responsável pelo design, mas numa equipe grande uma pessoa a mais poderá ser contratada. Outra função é planejar o cronograma das postagens e publicações.
Gerente de Comunidade
O gerente de comunidade foca no engajamento e conectividade com seus eleitores e público-alvo. As responsabilidades podem incluir percepção de assuntos chaves, responder comentários e organizar eventos digitais como Facebook Lives. É a pessoa que mais interage digitalmente com os eleitores.
Analista
Este é responsável pelo famoso big data. Analisam e entender as métricas e os esforços da sua equipe como taxa de interação, fluxo, cliques, conversões e até mesmo militância. São pessoas técnicas que podem ajudar em fazer tracking digital e analisar os resultados da sua equipe
Essas são as principais funções, não se esqueça que se sua equipe for pequena, os membros da sua equipe devem ter conhecimento de diversas funções
Quinto passo: Decida a estrutura da sua equipe
Há cinco estruturas para a sua equipe digital. A estrutura perfeita é aquela que trabalha em harmonia com o resto do seu gabinete, então pense como toda sua equipe de gabinete irá interagir.
Montar uma equipe de comunicação digital é uma tarefa difícil, mas é imprescindível na comunicação política. Este artigo serve para ajudar o político ou candidato a montar sua equipe para contribuir para seus objetivos políticos. Se mesmo assim tenha restado qualquer dúvida, contate-nos!
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