parthenoncp 2017

By parthenoncp in News

Pesquisas para uma boa campanha

     As pesquisas de marketing são imprescindíveis para sua campanha. Elas partem da necessidade de responder questões essenciais para seu planejamento de campanha:

Qual é o meu público-alvo?

Sou bem conhecido entre os potenciais eleitores?

O que a população acha de mim?

Como devo adequar meu discurso para ser eleito?

Tenho alguma rejeição?

Qual o meu potencial de voto?

Quais são os meus principais concorrentes?

     As respostas são encontradas através de pesquisas de marketing. Estas pesquisas são divididas em duas categorias, as pesquisas quantitativas e as qualitativas. As pesquisas quantitativas oferecem número absolutos, como intenções de voto, e as pesquisas qualitativas oferecem respostas que devem ser interpretadas e analisadas pela sua complexidade. Deve-se ressaltar que todas as pesquisas publicadas devem ser registradas com a Justiça Eleitoral.

 

Pesquisas Quantitativas

     Estas reúnem informações objetivas sobre os eleitores e seus resultados são representados por números. Estas pesquisas servem para investigar o perfil demográfico da população, seus hábitos, costumes, intenções e proporciona projeções estatísticas. As pesquisas quantitativas que devem constar no seu arsenal são:

Intenção de voto/Potencial de voto – Geralmente usada para cargos majoritários, acabam sendo pesquisas contratadas de grandes institutos. Quando são feitas diariamente dentro do partido, são chamadas de tracking. Na entrevista, a lista de possíveis candidatos é fornecida ao entrevistado.

Grau de conhecimento – Usada para candidatos novos e desconhecidos. Também é útil nas eleições proporcionais. Ela fornece quão bem o seu candidato é conhecido em determinada região.

Pesquisa espontânea – Essa pesquisa pergunta ao entrevistado em quem ele ou ela irá votar sem fornecer o nome ou a lista de possíveis candidatos. O seu resultado serve para averiguar o piso eleitoral do candidato, ou seja, qual o mínimo de votos consolidados que ele já tem.

Índice de Rejeição – Como o nome já diz, essa pesquisa mostra a rejeição do candidato em determinada região e público. A pesquisa é feita sem apresentação da lista de candidatos. Seu resultado permite extrair o teto máximo de votos que poderão ser conquistados.

 

Pesquisas Qualitativas

     As pesquisas qualitativas permitem examinar muitos outros dados para aprimorar a estratégia de campanha. Buscam aprofundar conhecimento sobre os sentimentos dos eleitores, suas preocupações, desejos, medos, angústias, expectativas e perfil do candidato ideal. São elas:

Auditoria de Imagem – Essa pesquisa é um complemento a pesquisa de grau de conhecimento, juntas mostram não só quão bem o candidato é conhecido, mas como ele é conhecido, qual a sua reputação em determinada região ou público. Esta pesquisa é a base para construção de uma imagem e discurso eleitoral.

Discussão em grupo – Nesta pesquisa junta-se algumas pessoas de opiniões diversas em uma sala e apresenta-se alguns temas para serem debatidos. Por exemplo: “o que vocês acham do candidato x?”. Desta forma é possível compreender como pensam quem aprova ou desaprova o candidato. A partir dessas discussões surgem ideias e oportunidades estratégicas para ampliar a base eleitoral, fidelizando votos ou diminuindo rejeição.

Entrevista pessoal – Esta pesquisa é conduzida da mesma forma que a anterior, exceto que não há debate. Geralmente as perguntas são abertas e espera registrar como pensam determinados públicos.

Viewfacts – Esta ferramenta serve para tentar prever reações de um público frente a jogadas mais arriscadas de marketing. Seria um teste prévio de estratégias. Se o resultado é positivo pode-se seguir com a jogada, se for negativo melhor pensar em outra coisa.

 

Não tenho dinheiro suficiente para pesquisa!

     Sabemos como as novas regras eleitorais prejudicaram as campanhas, principalmente para eleições proporcionais. É possível que o candidato não tenha como encaixar todas essas pesquisas em seu orçamento. Desta forma, pede-se que seja feita pelo menos uma pesquisa de auditoria de imagem. Esta é a informação vital para a construção de uma boa estratégia de campanha eleitoral. Inteligência é parte do caminho para seu novo cargo!

Written by parthenoncp

0 Comments

Deixe um comentário


Endereço

R. Domingos Lopes da Silva, 890 –

Vila Suzana     São Paulo – SP

Cep: 05641

Tel: +55.11.4111.5860

Social

Entre em Contato