As pesquisas de marketing são imprescindíveis para sua campanha. Elas partem da necessidade de responder questões essenciais para seu planejamento de campanha:
Qual é o meu público-alvo?
Sou bem conhecido entre os potenciais eleitores?
O que a população acha de mim?
Como devo adequar meu discurso para ser eleito?
Tenho alguma rejeição?
Qual o meu potencial de voto?
Quais são os meus principais concorrentes?
As respostas são encontradas através de pesquisas de marketing. Estas pesquisas são divididas em duas categorias, as pesquisas quantitativas e as qualitativas. As pesquisas quantitativas oferecem número absolutos, como intenções de voto, e as pesquisas qualitativas oferecem respostas que devem ser interpretadas e analisadas pela sua complexidade. Deve-se ressaltar que todas as pesquisas publicadas devem ser registradas com a Justiça Eleitoral.
Pesquisas Quantitativas
Estas reúnem informações objetivas sobre os eleitores e seus resultados são representados por números. Estas pesquisas servem para investigar o perfil demográfico da população, seus hábitos, costumes, intenções e proporciona projeções estatísticas. As pesquisas quantitativas que devem constar no seu arsenal são:
Intenção de voto/Potencial de voto – Geralmente usada para cargos majoritários, acabam sendo pesquisas contratadas de grandes institutos. Quando são feitas diariamente dentro do partido, são chamadas de tracking. Na entrevista, a lista de possíveis candidatos é fornecida ao entrevistado.
Grau de conhecimento – Usada para candidatos novos e desconhecidos. Também é útil nas eleições proporcionais. Ela fornece quão bem o seu candidato é conhecido em determinada região.
Pesquisa espontânea – Essa pesquisa pergunta ao entrevistado em quem ele ou ela irá votar sem fornecer o nome ou a lista de possíveis candidatos. O seu resultado serve para averiguar o piso eleitoral do candidato, ou seja, qual o mínimo de votos consolidados que ele já tem.
Índice de Rejeição – Como o nome já diz, essa pesquisa mostra a rejeição do candidato em determinada região e público. A pesquisa é feita sem apresentação da lista de candidatos. Seu resultado permite extrair o teto máximo de votos que poderão ser conquistados.
Pesquisas Qualitativas
As pesquisas qualitativas permitem examinar muitos outros dados para aprimorar a estratégia de campanha. Buscam aprofundar conhecimento sobre os sentimentos dos eleitores, suas preocupações, desejos, medos, angústias, expectativas e perfil do candidato ideal. São elas:
Auditoria de Imagem – Essa pesquisa é um complemento a pesquisa de grau de conhecimento, juntas mostram não só quão bem o candidato é conhecido, mas como ele é conhecido, qual a sua reputação em determinada região ou público. Esta pesquisa é a base para construção de uma imagem e discurso eleitoral.
Discussão em grupo – Nesta pesquisa junta-se algumas pessoas de opiniões diversas em uma sala e apresenta-se alguns temas para serem debatidos. Por exemplo: “o que vocês acham do candidato x?”. Desta forma é possível compreender como pensam quem aprova ou desaprova o candidato. A partir dessas discussões surgem ideias e oportunidades estratégicas para ampliar a base eleitoral, fidelizando votos ou diminuindo rejeição.
Entrevista pessoal – Esta pesquisa é conduzida da mesma forma que a anterior, exceto que não há debate. Geralmente as perguntas são abertas e espera registrar como pensam determinados públicos.
Viewfacts – Esta ferramenta serve para tentar prever reações de um público frente a jogadas mais arriscadas de marketing. Seria um teste prévio de estratégias. Se o resultado é positivo pode-se seguir com a jogada, se for negativo melhor pensar em outra coisa.
Não tenho dinheiro suficiente para pesquisa!
Sabemos como as novas regras eleitorais prejudicaram as campanhas, principalmente para eleições proporcionais. É possível que o candidato não tenha como encaixar todas essas pesquisas em seu orçamento. Desta forma, pede-se que seja feita pelo menos uma pesquisa de auditoria de imagem. Esta é a informação vital para a construção de uma boa estratégia de campanha eleitoral. Inteligência é parte do caminho para seu novo cargo!
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